|
A Tia Iara tem cada mania... |
O destino está resolvido: Rio de Janeiro. Você vai dizer: grande coisa! Eu respondo: sim, uma grande coisa! A gente não vai fazer o que chamamos de turismo babaca, passar o dia inteiro na beira da praia, torrando no sol. Isso a gente pode fazer ali em Itapuã ou em Tramandaí... Vamos atrás de lugares, histórias e pessoas que construíram um pedaço da cultura do Brasil. O Rio de Janeiro parece um bom lugar para isso, como seriam Ouro Preto, Recife ou Salvador. Mas a capital fluminense tem um atrativo: com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a gente quer conferir também o que está mudando por lá. Medo...
A questão ainda é: onde ficar? Um hotel? Fora de cogitação. Ainda não ganhamos na Megasena (porque só quem ganhou consegue isso, principalmente se for um hotel minimamente bem localizado). Um hostel? A gente até procurou, mas eles tem preço de hotel e instalações de espelunca! Há alguns que chegam a oferecer a localização como diferencial: ficam na favela, subindo o morro a pé, com vista para os casebres. Chique, não? Partimos para tentar um aluguel de temporada, um apartamentozinho bem inho com o mínimo necessário para a sobrevivência de uma semana: cama, chuveiro e fogão.
Mas você acha que a Tia Iara se contentaria com a simplicidade franciscana? Se você respondeu sim, você acertou. Desde que a localização fosse... Copacabana, hahaha! Humilde a Tia Iara, hein?